domingo, 19 de julho de 2009

Uma farra artística no ar


Por Lygia Calil
Foto: Beto Oliveira

Imagine misturar, no mesmo espetáculo teatral, Amelie Poulain (personagem meiga do filme francês “O fabuloso destino de Amelie Poulain”), Lady Macbeth (rainha ambiciosa do drama shakespeariano) e Medeia (feiticeira da mitologia grega), além de outras 13 figuras importantes da dramaturgia. Hoje os alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia juntam todos estes personagens e interpretam a “Farra dos Atores”, na praça Clarimundo Carneiro, a partir das 18h.

A “Farra” dos uberlandenses foi inspirada livremente em outra “Farra”, do diretor Márcio Vianna, criada no início da década de 1990, no Rio de Janeiro. O ator Paulo Merísio, que hoje dirige o grupo da UFU, que leva o nome da peça, participou do espetáculo original e apresentou a proposta aos seus alunos. No Rio, ele chegou a encenar a peça por 10 horas ininterruptas – mas, para os alunos, reduziu a carga para três horas. “É um trabalho que visa à exaustão do ator. Por meio dela, conseguimos atingir resultados dramáticos mais intensos, muito interessantes. Além disso, é muito prazeroso”, afirmou.

Segundo Merísio, nem é preciso assistir às três horas do espetáculo. As cenas são exploradas em um fluxo rápido, em que os atores correm um percurso fixo, apresentando ações desconexas, retiradas dos textos originais em que os personagens aparecem. Há outras cenas, criadas pelo grupo. O figurino básico é uma roupa preta e, por cima, algum elemento ligado ao personagem. “Pode ser um pano, uma peça de roupa, qualquer coisa vale”, disse o ator Eduardo Humbertto, que interpreta Dionísio na peça. Na avaliação de Humbertto, o formato da “Farra” é único, pois permite ao espectador o contato com grandes personagens do teatro grego, inglês, brasileiro e outros ao mesmo tempo. “É interessante porque traz trechos de seus textos originais, que têm um grande valor para o teatro e a literatura universal”, afirmou.

O espetáculo será apresentado pela primeira vez fora dos muros da UFU. No campus Santa Mônica, eles encenaram uma sessão e contaram com a participação do público. “Foi uma experiência única. Os alunos compraram a ideia e muitos entraram na roda, correram juntamente com os atores. Espero que, na praça, a interação se repita, pois é este o intuito do teatro – tocar e envolver, de alguma forma, a plateia”, disse o diretor Merísio.

Serviço: O espetáculo teatral “Farra dos Atores” será apresentado hoje, às 18h, na praça Clarimundo Carneiro. Entrada franca.

Fonte: Jornal CORREIO de Uberlândia, 29/05/2009.

Nenhum comentário: